Chegamos a mais uma eleição e novamente temos a oportunidade de decidir os rumos do nosso futuro, podendo eleger deputados, senadores e o(a) nosso(a) presidente.
Seria um motivo de alegria poder viver numa democracia e escolher nossos políticos se não fosse a péssima qualidade dos candidatos e o lastimável conhecimento político de nossa população.
Lutamos num passado não muito distante pra sair de uma ditadura e conseguir eleições diretas, mas sinceramente... Do que adianta o direito ao voto se até hoje não criamos o mínimo de consciência política?
Posso estar soando muito pessimista em meu comentário, mas creio que não poderia ser diferente diante da situação que vivemos.
Vemos políticos em sua grande maioria interessados apenas em ganhar um dinheiro fácil, o que de certa forma não os torna os maiores culpados pois eles só chegam ao poder porque são eleitos.
Diante disso, infelizmente quero concentrar minha maior crítica não aos ladrões de colarinho branco, mas a nós, eleitores que colocamos eles no poder e assim nos tornamos "co-participantes" de toda a corrupção e escândalos que vivemos reclamando.
Pra começar, infelizmente somos um país que não se interessa por polítca e que não faz a mínima questão de conhecer um pouco do assunto.
A nossa falta de informação nos torna presas fáceis da grande mídia e assim somos facilmente manipulados pelo que vemos na TV, nos tornando marionetes das grandes empresas de comunicação e de marketing.
Aí eu pergunto pra você: Você sabe qual é a função dos deputados ou dos senadores? Você sabe o que é o congresso e como ele funciona? Você sabe como pode fiscalizar o mandato e a ficha do seu candidato? O que você sabe sobre a história dos candidatos que você votou nessas eleições? Ah, por falar em candidato, uma perguntinha mais fácil... Você lembra em quem votou nas últimas eleições?
Não seria surpresa se você não soubesse responder nenhuma de minhas perguntas e sendo assim, isso demonstra o total despreparo e o péssimo nível de politização que se encontra o eleitor de hoje.
Temos um péssimo defeito de ter a memória curta, seja pra lembrar de coisas boas ou ruins e juntando isso ao pouco entendimento que temos de política, somado a facilidade com que somos manipulados, o resultado são os escândalos que vemos todos os dias na TV e que só sabemos ver e reclamar.
Independente do candidato que vencer essas eleições, não tenho dúvidas de que nós seremos mais uma vez os grandes derrotados, pois ainda não aprendemos a enxergar a política com a seriedade que ela precisa ser vista.
Antes de mudar os governantes, precisamos mudar nossa mentalidade!
Se gostamos de reclamar, temos que saber fiscalizar e acompanhar o trabalho de quem votamos.
Estou falando de forma geral e não estou citando situações específicas porque se o fizesse, esse post ficaria imenso e cansativo de se ler, porém, deixo registrado minha revolta e tristeza com a situação de nossa política nacional e principalmente com o nível de nossos eleitores.
Gente, vamos nos politizar!
"Pior do que não se interessar por política é ser governado por aqueles que se interessam."

Nenhum comentário:
Postar um comentário