"Feliz Dia do Cantor!"
Creio que ela escreveu isso pelo fato de eu ter uma banda de rock e ser o vocalista, mas o detalhe interessante é que eu não sabia que ontem foi o dia do cantor e pra não deixar a data passar em branco, deixo registrado a minha homenagem nesse dia ao meu cantor preferido, o ex líder e vocalista da Legião Urbana, Renato Russo.
Falar de Renato Russo é muito fácil pra mim que sou fã, mas sobretudo é muito prazeroso, já que a Legião Urbana representa a trilha sonora da minha vida desde a minha pré-adolescência até os dias de hoje.
Gosto de rock desde que ganhei de minha mãe em 1989 no meu aniversário de 6 anos, um LP daquele show ao vivo do RPM, o Revoluções por Minuto, um clássico! De todos os presentes que ganhei de minha mãe, esse LP tem um sabor especial e se não foi o melhor de todos os presentes, mas com certeza foi o mais determinante pra o resto de minha vida.
RPM foi minha primeira experiência com música de verdade e a partir daí eu deixei definitivamente de lado os LP's do Balão Mágico e mergulhei de cabeça nesse mundo fantástico chamado Rock and Roll.
Depois de minha mãe ter me apresentado "meio sem querer" o RPM e o rock, logo em seguida eu conheci a Legião Urbana através do meu vizinho e grande amigo, Francisco.
Chico era viciado em música e nessa época já tinha um gosto refinado... Ele curtia a cena New Wave dos anos 80 e era fã de Pet Shop Boys e A-HA. Do Brasil ele curtia os Paralamas e era fã de Legião. Virei fã logo de cara.
Lembro que eu comprei uma revistinha com cifras de violão só de músicas da Legião e nós dois ficávamos sentados na calçada em frente a sua casa, cantando as músicas e conversando até tarde.
Adolescência é aquela fase feita de muitas dúvidas, muitos questionamentos e muitas incertezas. O primeiro amor, as primeiras desilusões, os conflitos pessoais e familiares... Tudo isso faz parte dessa fase conturbada e complicada chamada adolescência.
Nesse período a gente começa conhecer os encantos e desencantos que o amor nos proporciona e eu lembro que as músicas da Legião me ajudaram muito a enfrentar e sobreviver a essa fase.
Quantas cartas eu já escrevi com letras da banda pra poder impressionar e conquistar a menina que eu paquerava?... E olha que na grande maioria das vezes elas funcionavam. Da mesma forma, quantas noites eu me tranquei no quarto e chorei a decepção de um amor não correspondido, ouvindo Legião e deixando que suas canções acalmassem meu coração e respondessem meus questionamentos.
Veio minha juventude, chegou minha fase adulta e Legião Urbana continua a ser minha trilha sonora oficial. Renato Russo compôs canções que se encaixam perfeitamente com a vida de milhares de jovens e eu não fico de fora desse contexto. Suas músicas retratam muitas fases e muitas situações de minha vida e é impossível não se identificar com elas. Não seria exagero eu falar que ele escreveu através de suas composições, uma grande parte de minha história.
Renato Russo é conhecido como poeta do rock nacional e o título não vem a tôa. Ele foi um daqueles caras que estão a frente de seu tempo e que conseguem revolucionar toda uma geração através de sua obra. Na minha humilde opinião, ele foi a maior voz e o melhor compositor do rock nacional e não creio que alguém algum dia poderá superá-lo.
Por toda a admiração e gratidão que eu tenho e pelo fato da Legião ser minha banda favorita, nesse dia do cantor eu não poderia homenagear alguém que não fosse Renato Russo.
Complemento minha singela e sincera homenagem, com o vídeo dessa bela canção:



Feliz dia do cantor pra ti, né? Parabéns!
ResponderExcluirFalta apenas esse cantor ai procurar uma Fonoaudióloga. hahaha! Parabéns pelo blog.
Beijos
Pode deixar q vamos marcar essa consulta.
ResponderExcluirValeu Paulinha!
Bjs!
God bless!