ALOHA!
Bem vindo(a) ao Meu Oceano!
Pode mergulhar sem medo!
Pode mergulhar sem medo!
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Dia de Finados
O dia 02 de Novembro é considerado com o dia de Finados e eu confesso que nunca consegui entender essa data.
Toda data se remete a uma comemoração de um fato ou uma pessoa qualquer, mas e o dia 02, o que se comemora? Seria uma celebração a morte? Não creio que seja.
Creio também que muitas datas e muitos feriados de nosso calendário são meramente datas criadas para movimentar o comércio e aumentar o seu faturamento e penso que o dia de finados é uma dessas datas, não fosse isso, quando se venderiam tantas flores e tantas velas?
Fico tentando entender o que se passa na cabeça de uma pessoa que vai no cemitério todo dia 02 de Novembro pra acender velas, colocar flores no túmulo de seu ente querido e fazer suas orações... O que será que ela pensa ao ter essas atitudes?
Será que ela acha que o morto em questão vai ficar feliz com uma vela nova queimando ou com novas flores pra decorar sua lápide?
Será que ela pensa que estará agradando o espírito do morto ao ir fazer sua visita anual?
Respeito a crença e os rituais de cada um em relação aos entes queridos que já partiram, mas o fato é que acho uma babaquisse(desculpe o termo vulgar) ir em cemitério acender velas e trocar ramalhetes de flores.
Acho que a morte não tem que ser celebrada... Temos que celebrar a vida! Vamos presentear com flores, vamos fazer visitas e vamos orar por quem ainda está entre nós, pois assim estaremos de fato alegrando as pessoas que amamos.
Não se enganem, o fato é que cemitério é lugar de matéria sem vida... Quem está enterrado num túmulo qualquer não é o seu ente querido, já que o que dá a vida ao corpo é o espírito e com a morte o espírito deixa de habitar nosso corpo material. Quem está lá é apenas um cadáver sem vida que está em estado de decomposição servindo de adubo a terra e que depois de 2 ou 3 anos provavelmente terão seus ossos recolhidos e darão lugar a outro cadáver que irá perpetuar este ciclo da morte.
Quero reiterar o meu respeito pelas práticas de cada um, mas deixo o conselho pra que todos demonstrem o seu amor pelas pessoas enquanto elas estão vivas.
Ninguém morre totalmente se mantivermos a sua memória viva em nosso coração e é isso o mais importante, manter acesa a chama da vida em nossa mente e em nosso íntimo.
Faz 9 anos que meu pai faleceu mas pode ter certeza, ele continua vivo dentro de mim e continua a se fazer presente em todos os dias de minha vida.
Nunca fui no cemitério "visitar" meu pai, mas não teve um só dia nesses 9 anos que eu não tenha lembrado dele.
Acho que isso é o mais importante.
"Ninguém morre se continuar vivendo em nosso coração."
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário