ALOHA!

Bem vindo(a) ao Meu Oceano!

Pode mergulhar sem medo!


terça-feira, 23 de novembro de 2010

A volta


19 dias após minha última postagem, eis-me aqui voltando a ativa.
Engraçado eu ter escrito meu último texto falando do dia de finados e no mesmo dia ter sido demitido do meu emprego.
Desde então, decidi ficar um tempo OFF e evitei escrever no blog, conversar no msn e também olhar meu orkut. Optei por ficar meio fora do ar sem muito contato com as pessoas e aproveitar esse período mais introspectivo pra organizar a mente e as idéias.

Esse tempo foi bom mas me trouxe junto com ele um turbilhão de sentimentos e emoções.
Primeiro, fui tomado por uma grande tristeza pela minha demissão;
Logo em seguida, na mesma semana eu fiz uma seleção mas pela primeira vez na vida eu não passei em uma seleção de emprego e o pior, estava super confiante que passaria pois achei que tinha me saído bem. Nesse momento veio a sensação de vergonha e fracasso;
Depois disso, a saudade chegou e me lembrou o quanto meus amigos do trabalho fazem falta. Depois que a ficha de minha demissão caiu, eu me dei conta do quanto eles são importantes pra mim e essa saudade permanece até então;
Mas mesmo com tantas emoções não tão boas, meu sentimento mas rescente é bom e supera todos os anteriores...
De uma forma totalmente surreal eu reencontrei uma velha amiga e ela se tornou a minha namorada. Foi tudo muito rápido mas junto com ela veio um sentimento de felicidade e esperança que enfim dias melhores possam estar novamente a caminho.

Basicamente é isso... Fora pensar e repensar o que eu faria da minha vida, fui demitido, reprovei pela primeira vez numa seleção de emprego, comecei a namorar e a última conclusão que eu tive é que eu tava com muita saudade de escrever novamente aqui no blog. Isso me fazia muita falta e confesso que havia ficado um vazio, mas como há tempo pra tudo, o tempo de ausência chegou ao fim e eu voltei a ativa.


"Segue a vida... Deixa rolar..."

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dia de Finados


O dia 02 de Novembro é considerado com o dia de Finados e eu confesso que nunca consegui entender essa data.

Toda data se remete a uma comemoração de um fato ou uma pessoa qualquer, mas e o dia 02, o que se comemora? Seria uma celebração a morte? Não creio que seja.
Creio também que muitas datas e muitos feriados de nosso calendário são meramente datas criadas para movimentar o comércio e aumentar o seu faturamento e penso que o dia de finados é uma dessas datas, não fosse isso, quando se venderiam tantas flores e tantas velas?

Fico tentando entender o que se passa na cabeça de uma pessoa que vai no cemitério todo dia 02 de Novembro pra acender velas, colocar flores no túmulo de seu ente querido e fazer suas orações... O que será que ela pensa ao ter essas atitudes?
Será que ela acha que o morto em questão vai ficar feliz com uma vela nova queimando ou com novas flores pra decorar sua lápide?
Será que ela pensa que estará agradando o espírito do morto ao ir fazer sua visita anual?

Respeito a crença e os rituais de cada um em relação aos entes queridos que já partiram, mas o fato é que acho uma babaquisse(desculpe o termo vulgar) ir em cemitério acender velas e trocar ramalhetes de flores.
Acho que a morte não tem que ser celebrada... Temos que celebrar a vida! Vamos presentear com flores, vamos fazer visitas e vamos orar por quem ainda está entre nós, pois assim estaremos de fato alegrando as pessoas que amamos.

Não se enganem, o fato é que cemitério é lugar de matéria sem vida... Quem está enterrado num túmulo qualquer não é o seu ente querido, já que o que dá a vida ao corpo é o espírito e com a morte o espírito deixa de habitar nosso corpo material. Quem está lá é apenas um cadáver sem vida que está em estado de decomposição servindo de adubo a terra e que depois de 2 ou 3 anos provavelmente terão seus ossos recolhidos e darão lugar a outro cadáver que irá perpetuar este ciclo da morte.

Quero reiterar o meu respeito pelas práticas de cada um, mas deixo o conselho pra que todos demonstrem o seu amor pelas pessoas enquanto elas estão vivas.
Ninguém morre totalmente se mantivermos a sua memória viva em nosso coração e é isso o mais importante, manter acesa a chama da vida em nossa mente e em nosso íntimo.

Faz 9 anos que meu pai faleceu mas pode ter certeza, ele continua vivo dentro de mim e continua a se fazer presente em todos os dias de minha vida.
Nunca fui no cemitério "visitar" meu pai, mas não teve um só dia nesses 9 anos que eu não tenha lembrado dele.
Acho que isso é o mais importante.


"Ninguém morre se continuar vivendo em nosso coração."

Reforma Protestante


No último dia 31, foi comemorado por todos os cristãos "evangélicos" o aniversário da reforma protestante.

Essa data é tão importante pois representa o início ou fundação do protestantismo, ou seja, o que é conhecido hoje como "religião evangélica".
A reforma tem um peso histórico semelhante ao que a lei áurea representa pra os escravos ou o que o grito de independência representa aos brasileiros, quer dizer, tem um significado histórico muito forte, já que marca o total rompimento com a igreja católica e seus dogmas e marca o início de uma nova forma de servir e seguir a Deus... Poderia dizer popularmente, como uma "nova religião".
Não tivemos uma princesa Isabel nem um Dom Pedro, mas tivemos num ex-monge católico chamado Martinho Lutero, um homem determinado a ouvir a voz de Deus e lutar contra tudo e contra todos pra fazer Sua vontade. Por tudo que Lutero fez, podemos considerá-lo como o "pai" dos evangélicos.

Muito mais importante do que o lado histórico é o significado espiritual que a reforma possui, trazendo consigo consequências e mudando o rumo da história pra ser o que somos hoje em dia.
Se não fosse Lutero, tenho certeza que Deus levantaria outras pessoas pra cumprir sua missão, assim como Ele levantou pessoas pra prepararem o caminho pra o que seria a reforma(pré-reforma) e também levantou pessoas que vieram depois, pra dar continuidade ao processo de transformação da igreja, mas o fato é que Lutero foi obediente e o seu exemplo deve ser seguido.

Não quero explicar o que foi a reforma como se estivesse numa aula de história, mas quero externar a minha alegria em celebrar essa data tão importante pra todos nós, protestantes, crentes, evangélicos... Pode chamar como quiser, eu prefiro me intitular um simples cristão.
Deixo aqui registrado a minha eterna gratidão e admiração a Lutero, que foi um homem a frente de sua época... Um revolucionário que mudou a história e fez sua revolução sem derramar uma gota de sangue... Um líder visionário que com sua determinação teve a coragem de ir contra o mais alto escalão dos poderosos de sua época... Um homem, um servo que foi obediente em ouvir a voz de Deus e cumprir sua missão.

Obrigado Lutero!
Sua reforma não foi em vão mas infelizmente nos afastamos muito da essência do verdadeiro evangelho... O evangelho simples pregado por Jesus e pelos apóstolos.
Não tenho a menor dúvida de que precisamos hoje em dia de uma nova reforma pra consertar nossos erros e voltar ao caminho certo. Que possamos ser os "Luteros" de nossa geração e ajudar a trazer o evangelho pra a sua essência.

Viva a reforma protestante e que começe uma nova reforma!

Deus abençôe!


"A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço."
(Martinho Lutero)


Pra saber mais sobre a reforma, segue o link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dilma venceu. Que Deus nos ajude...


As eleições chegaram ao fim e o resultado não foi o que eu gostaria.
Infelizmente a grande maioria da população ainda não se politizou e não consegue enxergar a política e analisar os candidatos com a seriedade e a coerência que merecem, sendo assim o resultado não poderia ser outro.

O povo esquece que um plano de governo não se resume ao bolsa família e esquecem também que o bolsa família nasceu no governo de FHC e Lula simplesmente juntou os benefícios que já existiam(bolsa alimentação, bolsa escola, auxílio gás e etc...), mudou o nome pra bolsa família e se autodenominou o criador da galinha dos ovos de ouro, sim, porque é isso mesmo que o bolsa família representa pra Lula e agora pra Dilma.

Foi o bolsa família que fez Lula se reeleger e aumentar sua popularidade e foi essa popularidade que fez Dilma vencer. Ninguém votou em Dilma pela sua competência, votaram nela porque Lula pediu e isso é fato, ou será que se Dilma fosse de outro partido e não tivesse o apoio de Lula ela teria vencido? Claro que não.
Vou parafrasear o que um jornal internacional falou do bolsa família, acusando o programa de ser a maior compra de votos da história política brasileira, o que é verdade e é lamentável.
Não sou contra o programa, mas o que deveria ser um meio de sair da miséria e ter condições de se desenvolver até não precisar mais do benefício, acaba acomodando muita gente que quer ficar pra sempre recebendo esse dinheiro fácil e o pior, cada vez mais colocando filhos no mundo pra poder aumentar a renda e ao mesmo tempo gerando um problema ainda maior pra o país que é o crescimento exagerado da população.
Repito, não sou contra o bolsa família, mas prefiro ensinar a pescar do que dar o peixe de mão beijada e viciar toda uma classe na acomodação.

Voltando a falar na popularidade de Lula, ele a conquistou fazendo o que mais sabia: Copiar e trazer para si os méritos do governo de FHC.
Foi isso que ele fez mantendo a mesma política econômica e garantindo a estabilidade e o crescimento da economia. De brinde, ainda aumentou os juros e os impostos.
Dos 15 milhões de empregos que ele se gaba ter criado, a grande verdade é que a maioria desses empregos já existiam, mas de maneira informal, ou seja, ele apenas aumentou a fiscalização em cima desses postos de trabalho para essas carteiras serem assinadas, não apenas por boa intenção, mas para garantir mais alguns milhões de trabalhadores que pagassem mais impostos pra o governo e aumentassem a arrecadação da união. Mesmo assim ele continua bancando o esperto e trazendo pra si todos os méritos.
Do bolsa família eu já expliquei que ele apenas juntou os benefícios já existentes em um único programa, mudou o nome e se considera o seu criador, roubando assim o mérito na cara de pau do governo de FHC, onde o programa surgiu e foi colocado em prática. Ah, pra não ser injusto é bem verdade que Lula ampliou o programa, mas esperto como ele é, sabia que aí estaria a grande sacada pra aumentar sua popularidade e eleger quem ele quisesse.

Voltando pra Dilma, a vejo como uma pobre mulher que foi marionete na mão de marqueteiros que mudaram desde seu visual até o seu jeito de falar. Dilma se expôs nos debates e na campanha e mostrou o seu total despreparo e sua notória inferioridade ante a Serra e também a Marina.
Dilma nunca havia sido eleita pra nenhum cargo público por votação direta, ou seja, nunca tinha enfrentado uma eleição. Os poucos cargos que ocupou em sua vida política foram todos por indicações. Sua falta de experiência é um fato e a grande verdade é que sem Lula ela não teria sido eleita nem pra Deputada Estadual, mas como o povo é muito "inteligente", mesmo assim escolheu como presidente esta senhora que tem muita arrogância na fala e no olhar, mas que não tem o preparo necessário pra ocupar esse cargo de forma merecedora.

Respeito o resultado das urnas pois sou um defensor da democracia, mas lamento muito que o povo tenha se vendido por tão pouco, porque essa é a verdade. Dilma teve maioria dos votos nos estados do Norte e Nordeste onde a população é menos esclarecida, onde tem um poder aquisitivo menor e onde mais se depende do bolsa esmola, ou seja, mais uma vez o povo se vendeu por alguns trocados e a falsa sensação de que Lula é o salvador da pátria e que Dilma irá ser a sucessora.

É meus amigos, Dilma venceu e que Deus nos ajude!

Pra finalizar, deixo o áudio do sábio comentário de meu jornalista predileto, Arnaldo Jabor, em sua coluna na CBN, sobre a vitória de Dilma. Belas palavras de alguém que como eu, não tem memória curta nem vive de ilusão.